terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Aromaterapia - O que é

É um ramo da Fitoterapia, onde “aroma” significa cheiro agradável e “terapia” significa tratamento que visa à cura. É baseada na utilização de óleos essenciais, cujas propriedades terapêuticas são descobertas através de pesquisas científicas, auxiliando nos tratamentos médicos em vários casos.

Óleo essencial é uma substância natural da planta, altamente concentrado, retirado diretamente da natureza ou através de processo controlado, sem adição de produto químico. Enquanto a essência é fabricada em laboratório, sendo artificial e sem propriedades terapêuticas, o óleo essencial é o puro extrato de plantas, frutas e flores, conseguindo resultados comprovados para melhoria da saúde e bem-estar.

Para sua finalidade fitoterápica, é necessário sempre utilizar algum tipo de veículo que viabilize a absorção do óleo essencial, seja pela pele humana ou pelo olfato, através de cremes, óleos vegetais ou por vapor.

As sinergias (combinações dos óleos essenciais) visam auxiliar na recuperação de um problema de saúde, procurando sempre criar equilíbrio no aroma para se tornar agradável. Existe uma infinidade de sinergias disponíveis para várias finalidades, as quais vão além do aspecto físico, também funcionam para o campo energético e espiritual.

Toda utilização de óleo essencial deve ser acompanhada por um Aromaterapeuta, para que o mesmo possa indicar a melhor sinergia para o problema apresentado, evitando a utilização de óleos que trazem contraindicações para determinados problemas de saúde.


Aromaterapia é uma verdadeira alquimia de aroma para o bem-estar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário